Caixa de Pandora ;D

domingo, 16 de dezembro de 2012

Resenha: O Diário de Tati - Heloísa Périssé

Autor: Heloísa Périssé
Título: O Diário de Tati
Série: -----

Páginas: 132
Lançamento: 2012
Editora: Suma de Letras
Classificação: 

A vida de Tati é um festival de perguntas sem respostas: Por que sou obrigada a fazer tudo que não gosto? Por que tenho que acordar com despertador? Por que não posso comer tudo o quero sem ficar enorme de gorda? Por que tenho que ter espinhas? Por que tenho que passar pela adolescência? Para agüentar tanta pressão, só mesmo contando tudo para alguém confiável que não vá depois detonar você com a galera. Para resolver esse problema a Tati descobriu o Di. Um superamigo caladão, fiel, em quem ela pode confiar sem medo de que seus segredos sejam revelados. O Di é o diário secretíssimo da Tati onde ela conta tudo. Da sua paixão pelo Zeca até o mico do acampamento com a turma da escola. Como ela mesmo diz: ´Cara, fala sério. Tem horas que minha cabeça seqüela. É pai sem dinheiro. Mãe com dor-de-cotovelo. E o gatinho do Zeca que não me dá a mínima. Tipo assim, a vida é feita de muitos obstáculos. Por isso, inventei o Di. No livro leitor poderá curtir, numa boa, as confidências desta adolescente rebelde e totalmente pirada. Mas fala sério, tem coisa aqui que você não vai poder contar nem pra sua mãe, tudo bem?

Ser adolescente não é fácil. E Tati sabe muito bem como é isso. Provas, amores e confusões é isso que recheia o livro e  o que Tati tenta lidar, e o que nos faz rir bastante.

Como sobreviver a adolescência? Essa a pergunta que Tati quer ver respondida, mas parece que nada durante essa fase da vida vem fácil... e sem vem fácil vai mais fácil ainda. Com muitos problemas na escola e em sua própria vida, Tati tenta achar uma maneira de sempre se sair bem e contornar seus problemas, mas às vezes o tiro acaba saindo pela culatra.

O livro todo a gente vê o drama adolescente de Tati - não posso falar muito dela, até porque eu sou adolescente - e como ela vai fazer para ficar com o carinha bonitinho. A cada vez que viramos a página vemos Tati com outro problema, agora que seu boletim saiu e ela ficou de recuperação em matemática (calma Tati, também não sou bom nessa matéria), como ela vai fazer para sua querida mãe não ficar sabendo?

A resposta vem na forma de uma cãozinho chamado Alceu. Sim o cãozinho come tudo o que vê pela frente, inclusive o boletim e o despertador de Tati. Enquanto ela agradece à ele, sua mãe fica à espreita para saber de qualquer dica do boletim de Tati.

Cara, o livro é muito sinistro, tipo no modo bom, agora sim vejo alguém que realmente entende o drama que nós, adolescentes, vivemos. Eu adorava ver a série "O Diário de Tati" na globo, era super divertido e hilariante. Quando eu soube do filme fiquei louco para vê-lo e aí me vem o livro sendo relançado... Dá para acreditar?! Quanta sorte a minha! Fui correndo na casa de uma colega que me DEU o livro e eu simplesmente o li rindo adoidado! Se você quer um livro para relaxar, aconselho de olhos fechados "O Diário de Tati". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...