Caixa de Pandora ;D

sábado, 16 de novembro de 2013

Eu Assisti: Em Chamas *w*

Título: Em Chamas
Título Original: Catching Fire (USA)
Direção: Francis Lawrence
Roteiro: Suzanne Collins, Michael Arndt e Simon Beaufoy
Elenco: Jennifer Lawrence, Josh HutchersonLiam HemsworthWoody HarrelsonElizabeth BanksLenny KravitzStanley TucciJena MaloneSam Claflin, Lynn Cohen, Donald Sutherland, entre outros.
Gênero: Aventura, Ficção Científica, Ação e Violência
Lançamento: 15 de novembro de 2013 (Brasil) 22 de novembro de 2013 (Mundialmente)
Idioma Original: Inglês
Duração: 2h 26min
Classificação:

Após a espetacular manobra de Katniss Everdeen e Peeta Mellark para vencerem a 74ª edição dos Jogos Vorazes, Panem entrou um estado de caos. Na Capital, o ato dos tributos foi encarado como um ato de amor. Nos distritos, foi um ato de rebelião contra o cruel governo que rege o País. Sobre pressão do próprio Presidente Snow, Katniss e Peeta terão que consertar o que fizeram na turnê da vitória e convencer toda população que estão realmente apaixonados. Mas o Massacre Quartenário (uma edição reformulada dos Jogos Vorazes, que ocorre a cada 25 anos) está vindo prometendo mudar pra sempre a história de Panem... E do casal de amantes desafortunados do distrito 12.

"Every revolution begins with a spark!"
"Tick-Tock... The arena is a clock!" 
Não há citações mais adequadas para esse filme.

Como todos sabemos, filmes não são 100% fiéis ao livro, porém Em Chamas é uma das melhores adaptações cinematográficas já feitas! Mas antes de eu falar do que eu gostei e não gostei no filme, vamos falar um pouco dele, certo?

Este filme começa com uma visão acima do 12, nas florestas além da cerca, o que já me deixou meio tenso. Em seguida a história segue com Katniss e Gale conversando sobre algumas coisas que mudaram e os ciúmes dele (normal). Depois Catnip recebe a visita do Presidente Snow e o propósito do filme começa aí.

Vemos a Turnê dos Vitoriosos e como é a reação em cada distrito. É perceptível os sinais de revolução sendo iniciados na maioria deles. Então tem outras conversas entre Peeta e Katniss e vemos suas evoluções como amigos (e como o casal que eles são!); temos Haymitch entrando mais de cabeça como "protetor" de Katniss e Peeta e seu lado sóbrio e inteligente é bastante visível nesse filme. Effie se mostra muito ligada a eles criando um lado dourado, representado por itens dourados (Broche - Katniss, Medalhão - Peeta, Pulseira - Haymitch e Cabelo Dourado - Effie).

Depois é o desfile dos Tributos, treinamento e formação secreta de aliados. Logo em seguida temos a transformação de Katniss vestida de noiva em Tordo durante a entrevista com Caesar e o impacto causado na multidão. E a raiva de Snow cresce cada vez mais. O que me fez lembrar... Eu não sabia que o Snow tinha uma neta!!! Coisa que só vemos no filme. As rebeliões aumentam e a arena é foda! (Desculpem-me pelo palavreado, mas só ele poduia espressar o que sinto.)

Na arena, o banho de sangue é total e os aliados ficam juntos. Finnick, Mags, Wiress, Beetee, Johana, Katniss e Peeta. Todos estes lutam para se manterem vivos, lutando contra o sistema. Enquanto Plutarch vigia tudo e tenta manter as coisas conforme os planos que serão revelados no fim do filme.

Não vou me alongar porque posso acabar dando spoiler, e não queremos isso. Sei que omiti muuuita coisa, mas foi necessário. Quero aguçar  a curiosidade de vocês! Muahahahahaha! Sou maldito sim!

O filme é muito bom. Excelente! Muito bem trabalhado e elaborado, mesmo sendo um pouco diferente do livro em diversos pontos, Em Chamas é uma adaptação bastante digna de admiração. Os atores escolhidos foram bastante satisfatórios e outros conseguiram me conquistar. Os efeitos especias estão muito bem feitos e a dinâmica do filme faz a gente se envolver de uma forma que nem sentimos o tempo passar.

Sinceramente, esse filme me fez querer ler a série de novo e reavaliar meu conceito do livro, que não é péssimo, muito pelo contrário, ele é muito bom. Mas ainda sim quero reler a série toda e sofrer mais uma vez (não sou masoquista, só pra registrar). Então é isso, a nota para esse filme é muito mais que justa e merecida. Para um dos filmes mais esperados do ano, posso dizer que Em Chamas superou as minhas expectativas.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...