Caixa de Pandora ;D

sábado, 23 de junho de 2012

Resenha: A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça

 A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça


Sinopse: 
"Há quem diga que é o fantasma de um cavaleiro hessiano, cuja cabeça foi arrancada por uma bola de canhão em alguma batalha sem nome durante a Guerra da Independência, e que ocasionalmente é visto pelo povo da região galopando na calada da noite. Sua assombração não fica confinada ao vale, mas estende-se também, vez ou outra, para estradas adjacentes, especialmente para as cercanias de uma igreja não muito distante. De fato, alguns dos mais confiáveis historiadores destas partes, que cuidadosamente coletaram e confrontaram os fatos a respeito desse espectro, alegam que o corpo do cavaleiro foi enterrado no pátio da igreja, e que o fantasma cavalga pelo cenário da batalha numa busca noturna por sua cabeça, e a velocidade incrível com que as vezes passa pelo vale, como um  raio à meia-noite, se deve ao seu atraso, sua pressa para voltar ao terreno da igreja antes do raiar do dia. Tal é o significado geral desta lendária superstição, que forneceu material para diversas histórias incríveis nessa região sombria; e o espectro passou a ser conhecido em todas as histórias de lareira desse lugar pelo nome de o Cavaleiro Sem Cabeça de Sleepy Hollow."

Minha Opinião:

A história conta uma antiga lenda que teve origem em terras americanas. Um dia, certo pedagogo chamado Ichabod Crane vai em direção a sonolento, calmo e escondido vilarejo chamado Sleepy Hollow, para lecionar no colégio local. Ichabod começa a lecionar no tal colégio, conhece diversas crianças e seus pais, e estes o ajudam dando abrigo e alimento, por não mais de uma semana, pois Ichabod troca de casa depois desse período.
Passado um tempo ele conhece Katrina Van Tassel, e consequentemente, Brom Bones. Katrina fisga o coração do pobre professor atraindo a atenção ciumenta de Brom, que começa a ridicularizar Ichabod para tentar afastá-lo de Katrina, sem muito sucesso.
O desenrolar da história é totalmente emocionante. Segue-se uma trama em que após alguns cortejos e visitas a casa de Balt Van Tassel, pai de Katrina, que Ichabod é convidado a uma festa na casa dos Van Tassel. Todo animado por ter recebido o convite de um mensageiro, nosso pedagogo achava que podia cortejar Katrina a ponto de ganhar seu delicado coração e as terras que esta iria herdar. A festa foi bem empolgada, até que todos se reuniram para contar histórias e lendas da cidade, dentre elas... A lenda do Cavaleiro Sem Cabeça.
Depois de contada as histórias, todos se vão e como já disse antes, Ichabod fica para falar com Katrina. Não demora muito e ele sai de lá desolado, provavelmente por ela o ter rejeitado? Quem sabe? Então ele retorna a sua "casa" temporária de Hans Van Ripper, montado em Pólvora, o cavalo praticamente moribundo. Durante o caminho de retorno, as histórias contadas voltam a cabeça de Ichabod fazendo-o imaginar coisas, mas ele percebeu que nem tudo foi imaginado quando ouviu a risada e a figura do Cavaleiro Sem Cabeça às margens do córrego.
Ichabod sem dúvida monta mais uma vez em Pólvora, pois havia caído, e sai cavalgando ferozmente para se livrar da assombração que o segue a curto passo. Louco para chegar a ponte, onde sabia que os poderes do Cavaleiro teriam fim, Ichabod se vê atormentado por estar tão perto, mas ainda não escapar totalmente de seu perseguidor. Quando Ichabod chega a igreja, ele vê o Cavaleiro empinar sobre o cavalo e atirar uma abóbora flamejante em sua cabeça.
No dia seguinte, Pólvora estava de volta no celeiro de Hans Van Ripper, sem seu antigo cavaleiro, e quando o povo de Sleepy Hollow foi a antiga igreja, encontraram seu chapéu ao lado de uma abóbora estilhaçada.  Katrina se casa Brom depois de certo tempo. E certa vez quando outro pedagogo foi para Sleepy Hollow para lecionar em uma nova escola, disse que depois da rejeição, Ichabod havia ido para longe e se formou em advocacia enquanto lecionava, e depois entrou para Corte da Justiça, mas os habitantes do vilarejo holândes ainda sustentam que ele fora levado por forças sobrenaturais ou pelo Hessiano Galopante, outro nome do Cavaleiro Sem Cabeça.

Bem, não posso dizer mal desse livro de jeito nenhum, até porque ele é muito bom. Todo o livro tem potencial, basta o autor conseguir escrever uma história que tenha o potencial de prender quem quer que seja, principalmente se a história for um clássico.
Como eu esse ano propus o desafio de ler pelo menos 10 livros clássicos, sendo que já li dois, O Pequeno Príncipe e A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça. O livro é realmente cativante e meio assustador, com as ilustrações Walter Pax, um ótimo artista brasileiro, o livro ficou extremamente sombrio. Adorei a editora Barba Negra estar relançando alguns clássicos, que eu suspeito serem sete, pois na capa dos quatro livros da coleção Eternamente Clássicos, há uma contagem do 1 ao 7. então deduzi que talvez sejam sete livros, até agora lançaram 4 (O Mágico de Oz*, A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça*, O Fantasma de Canterville* e O Corcunda de Notre Dame). Todos marcados com * são os que tenho. E em breve a editora estará lançando "O Jardim Secreto" e assim faltarão 2 livros para a coleção fechar... talvez.
O livro é muito bom e aconselho ´para todo mundo ler, pois é realmente intrigante, na minha opinião. A única coisa que me desagradou um pouco e fez a nota dele cair, foi que o livro, por mais que fosse fino, não apresenta quase nenhuma fala de qualquer personagem que seja, para dizer qua não apresenta nenhuma fala, ele apenas mostra três pequeninas falas, sendo uma delas, um pensamento de Ichabod Crane, mas o livro continua sendo muito bom.
O livro tem uma versão cinematográfica com o mesmo nome, mas prefiro o nome original do filme Sleepy Hollow, feito por Tim Burton, estrelando Jhonny Depp, mas vou falar do filme na coluna "Eu Assiti", mas digo desde já que o filme é muito bom.
Espero que eu tenha ajudado quem estava com dúvidas sobre se comprava o livro ou não, mas acho que fiz uma resenha boa... É acho que sim.


Sobre o Autor:


Irving nasceu em Nova Iorque3 de abril de 1783 e faleceu em Tarrytown28 de novembro de 1859. Foi um autor estadounidense, biógrafo, historiador e ensaísta do começo do século XIX.
Teve algumas obras publicadas, dentre ela The Legend of Sleepy Hollow.
Passou um tempo morando na Europa onde teve inspiração para escrever o livro do Cavaleiro Sem Cabeça e mais alguns.
Suas obras foram de grande impacto literário nos Estados Unidos. Irving popularizou o apelido de "Gotham" para a cidade de Nova Iorque, mais tarde usado nos quadrinhos e filmes do Batman, e é creditado por inventar a expressão "o todo-poderoso dólar"


Estrelas: 4,5
Título Original: The Legend of Sleepy Hollow
Páginas: 72
Editora: Leya com selo da Barba Negra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...