Caixa de Pandora ;D

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Resenha: O Mágico de Oz - L. Frank Baum


Autor: L. Frank Baum
Título: O Mágico de Oz vol. 1
Série: Eternamente Clássicos
Páginas: 192
Lançamento: 2011
Editora: Leya (com o selo da Editora Barba Negra)
Classificação: 

Quando um terrível ciclone levou Dorothy, a órfã, e seu cãozinho Totó do Kansas até a Terra de Oz, ela temeu não ver nunca mais sua tia Emily e o tio Henry. Mas ela encontrou os Munchkins e eles lhe disseram para seguir a Estrada dos Tijolos Amarelos até a Cidade das Esmeraldas, onde o Grande Mágico de Oz lhe concederia qualquer desejo. No caminho, ela encontrou o Espantalho sem cérebro, o Lenhador de Lata e o Leão Covarde. Os quatro amigos partiram em busca de seus mais profundos desejos, e numa série de aventuras fantásticas eles encontram um campo de papoulas mortíferas, animais selvagens, macacos voadores, uma bruxa malvada, uma bruxa boa e o próprio Mágico de Oz.

Um grande clássico volta para os dias de hoje, nos mostrando que tudo o que devemos fazer é bater nossos calcanhares três vezes e desejar.
Tudo começa quando um furacão começa a vir em direção ao Kansas, Missouri, e Dorothy está a caminho de casa junto de seu cão Totó. Ela entra rapidamente em sua casa e agarra seu cachorrinho enquanto esperam o furacão passar, nesse processo eles dormem. Ao acordarem, Dorothy vê que eles estão em um lugar muito diferente.

Nisso uma gentil velhinha lhe diz que ela acaba de matar a Bruxa Má do Leste e que pode ficar com os sapatinhos dela. Mas tudo o que Dorothy quer é voltar para casa, entendendo isso a Bruxa Boa do Norte dá um beijo na testa dela e uma marca prateada surge na testa da menina, assim a Bruxa Boa diz que nada poderá machucá-la, pois está com a marca dela.

Então a estória que nós conhecemos dá-se início pela estrada de tijolos amarelos. Ela encontra o espantalho primeiramente e o salva de sere bicado por corvos. Em seguida ela e seu novo amigo salvam o Homem de Lata que estava enferrujado durante muito tempo, e por último, mas, não menos importante, eles conhecem o Leão Covarde. Nisso os cinco amigos, incluindo o Totó, passam por diversas aventuras e problemas que sempre conseguem resolver, às vezes com um pouco de dificuldade e/ou ajuda.

Perto do fim cada um deles tem um encontro com o mágico que pede para que cada um faça um tarefa para ganharem o que deseja, nisso partem em busca da reta final da realização de seus desejos. O espantalho querendo um cérebro, o Homem de Lata querendo um coração, o Leão Covarde querendo sua coragem e Dorothy querendo voltar para o Kansas.

Sinceramente adorei a história clássica que L. Frank Baum criou, o universo rico e divertido me cativaram desde o princípio da trama. Dorothy é uma criança bem doce que não quer prejudicar ninguém, muito pelo contrário, ela está sempre disposta a ajudar os outros, exceto quando tentam ferir seus amigos. Nessas horas ela defende seus companheiros da melhor forma que pode. Cada personagem me cativou de uma forma, desde de sua personalidade até suas sábias falas.

De certa forma esse clássico nos ensina que "não há lugar melhor que o nosso lar". Por mais que eu tenha negligenciado esse livro por um tempo, eu quando decidi lê-lo, li em apenas dois dias. E digo que só não li em um dia, porque eu comecei a ler o livro de tarde. Mas esse virou um dos meus clássicos favoritos.

Um comentário:

  1. Caio,
    adorei a resenha,
    enfim, estou passando aqui pra avisar que o banner do blog mudou definitivamente.
    Beijos.
    - Pedro Magno
    Extraordinary Pages

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...