Caixa de Pandora ;D

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Resenha: Cida a Empreguete - Leusa Araujo

Autor: Leusa
Título: Cida a Empreguete - um diário íntimo
Série: -----

Páginas: 156
Lançamento: 2012
Editora: Casa da Palavra - selo da editora Leya
Classificação: 


Das telinhas para o papel, o diário de Cida, a empreguete cheia de charme, conquista o país e ganha forma para inspirar, fazer rir e chorar. Menina criada no quarto dos fundos, arrumadeira desde criança, Cida sempre acreditou nos seus sonhos. O maior deles, poder encontrar um meio de se comunicar com sua mãe, que morreu quando ela tinha 13 anos. Assim nasceu este diário, onde Cida revela com intimidade e emoção suas paixões, medos, dúvidas, conquistas e desafios. Também é nestas páginas secretas, inspiradas em seus livros e leituras, que compartilha a descoberta do verdadeiro amor, que fala da importância fundamental da amizade e narra a difícil convivência com a família Sarmento. Um relato sincero e tocante que oferece ensinamentos valiosos para a vida real, mostrando quanta luta e quantos acontecimentos são necessários para a realização dos sonhos que verdadeiramente valem a pena.

Você que se encantou com a novela "Cheias de Charme", agora pode saber como era a vida da Cida empreguete. Desde de os tempos de "empregadinha" até os dias de "Empreguete".

Os motivos que me levaram a ler este livro foi simplesmente eu ter acompanhado a novela. E com certeza não me arrependi de ter lido, pois ele é um livro bem divertido e leve. Ou seja, uma ótima leitura para descontrair. Prometo não ficar enrolando muito nessa resenha, afinal já vimos a novela, né?!

Neste livro o que vemos de novo é apenas o começo da vida de Cida. Vemos que ela começa a escrever em seu diário após o falecimento de sua mãe. E ao começar a escrever em seu diário, ela começa (geralmente) com "Mãezinha" ou algo do gênero. Acompanhamos o crescimento dela até chegarmos ao ponto onde a vemos na novela.

Desse ponto em diante nós já sabemos do resto da história. Mas o interessante é que vemos como a Cida realmente se sentia através de seu diário. Suas escolhas e seus dilemas, isso sem contar o número de problemas que apareciam para nossa protagonista.

O final do livro é o que também é de novo. Afinal vemos como o diário teve seu nascimento no mundo, ou seja, vemos como aconteceu para ele ser publicado.

Gostei bastante do livro e ele me proporcionou grandes momentos de lembranças cômicas e iradas de quando eu assistia a novela com a minha irmã e a minha família. Achei que passei a conhecer mais a Cida após a leitura desse livro e, mesmo assim sinto muita pena em dizer que a Penha ainda é a minha empreguete favorita. Sorry Cida! ;)

O livro é bem delicado com relação a diagramação e vem com a "Biblioteca da Cida", onde podemos ver quais são os livros que ela gostava de ler. Além disso, também vemos que durante a passagem de "capítulo", já que o livro tem títulos para cada dia e não datas, vemos trechos de algum desses livros que Cida adora.

O livro é bem revisado, embora haja uma quedinha aqui e ali, mas nada que prejudique a leitura e o jeito como os fatos são colocados, fazem o leitor ler o livro bem rapidinho. Bem, indico para quem é fã da novela e quer começar a ler ou para alguém que queira começar a ler, mas não sabe por onde começar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...