Caixa de Pandora ;D

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Resenha: O Fantasma de Canterville - Oscar Wilde

Autor: Oscar Wilde
Título: O Fantasma de Canterville
Série: Eternamente Clássicos

Páginas: 104
Lançamento: 2012
Editora: Leya - Barba Negra (selo)
Classificação:  

Oscar Wilde narra-nos a história de um atormentado fantasma que há mais de trezentos anos habita no castelo dos Canterville, aterrorizando sucessivas gerações. No entanto, quando uma família americana compra o castelo, tudo se altera: o fantasma perde o seu poder, mas acaba por encontrar o repouso eterno graças à coragem e à bondade da jovem Virgínia Otis.

Quando você veria um fantasma sendo assombrado? Bem, caso não conheça nenhum conheça o pobre Fantasma de Canterville. E ria bastante :D
A história se passa em Londres em uma época por volta de 1940,me corrijam se eu estiver errado por favor, e narra a mudança da família Otis para o temido castelo dos Canterville. Ao chegarem lá o Lorde de Canterville lhes fala o motivo da venda de seu castelo e tenta persuadi-los da compra.

Depois de terem ficado com o castelo, coisas estranhas começam a acontecer. Manchas de sangue que não somem, rangidos de correntes  durante a calada da noite, entre outras coisas. Tudo isso se deve ao fato do Fantasma de Canterville estar tentando assombrar a nova família residente. Mas tudo o que a família faz é pedir para o fantasma usar óleos lubrificantes nas correntes e outras coisas do tipo.

O fantasma fulo da vida, continua o seu trabalho tentando assombrar a casa, mas a dupla de gêmeos, filhos do senhor e da senhora Otis, começam a atormentar o coitado do fantasma. O Fantasma de Canterville fica cada vez mais triste e chega até a pegar um resfriado por causa de uma das traquinagens dos gêmeos! É mole?!

Até que a filha do meio, Virgínia Otis, fica tocada pelo fantasma e toma a decisão de ajudá-lo. Então durante uma conversa ela descobre a história do Fantasma de Canterville (se alguém souber o nome dele, por favor me avise também) e como pode ajudá-lo a encontrar a paz eterna. Depois de tê-lo ajudado Virgínia se sente muito bem por ter feito algo bom, para alguém que antes foi uma pessoa ruim.

O livro me chamou a atenção quando eu estava procurando livros meio assustadores para eu ler. Mas o livro pode ter algumas coisas, mas não tem nada de assustador e sim coisas hilariantes. Fiquei com muita pena do Fantasma Canterville, tentando assombrar a família, mas é ele que acaba sendo assombrado.

A Virgínia é muito fofa! Adorei ela demais! Achei que o quê o Oscar Wilde fez nesse livro foi incrível! Satirizar o terror que os fantasmas causam e pondo uma família mega centrada e que leva o sobrenatural como algo natural foi jogada de mestre!

Mas o livro não me conquistou a ponto de ganhar cinco estrelas, mas merece as quatro estrelas que ele está levando. Sua classificação foi ao fato de que eu queria que o livro desse um desenvolvimento aos personagens, além da Virgínia e do Fantasma de Canterville, e eu queria saber os nomes dos personagens. Contudo o livro ainda vale a pena a leitura.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...