Caixa de Pandora ;D

terça-feira, 8 de maio de 2012

Resenha #2 - Jogos Vorazes

Resenha - Jogos Vorazes


-Sinopse:

MATAR OU MORRER. NÃO HÁ ESCOLHA.NA ARENA, O MAIS CAPAZ VENCE.QUE OS JOGOS VORAZES COMECEM!

Minha Opinião:

  Primeiramente, quero dizer que essa é uma das minhas séries favoritas, mas isso não a livra de críticas, mesmo que estas sejam construtivas.
  O livro aborda um tema meio pesado, mas que na minha opinião, todo jovem deve ler, pois o livro tem uma mensagem com relação à política sobre o que ocorre no mundo e conscientiza nós, os leitores.
  Jogos Vorazes, o primeiro livro, apresenta um tema mais voltado para os Jogos em si, dando ao livro um clima meio "Big Brother". Katniss, a personagem principal, é obrigada a se tornar uma heroína e adulta, o contrário do que ouço dizerem, pois ela se oferece para ir aos Jogos Vorazes no lugar de sua irmã Prim.
  Os Jogos funcionam da seguinte maneira, cada um dos 12 distritos de Panem* (*Panem surgiu das "cinzas" da América do Norte, divida em 12 distritos e uma Capital, devido a uma guerra contra os rebeldes - Distrito 13, que foi obliterado - após vencerem, criaram os Jogos como forma de punição à todos), oferecem um casal de tributos, uma garoto e uma garota, num total de 24 jovens para duelarem até a morte em uma arena, até sobrar apenas um de pé.
  Katniss vai com Peeta, outro tributo do 12, e se preparam para o banho de sangue que são os Jogos.
  Muito diferente do que dizem por aí, Jogos Vorazes NÃO TEM um triângulo amoroso. A própria Katniss não demonstrava seus sentimentos por ninguém, além da irmã, e se fosse sentimentos amorosos, Haha, seria mais difícil ainda ter algum, uma vez que teve de "crescer" prematuramente para cuidar da família. Aos poucos, ela percebe que sente algo por Peeta, que já havia dito que sempre a amou desde a primeira vez que a viu. Gale é apenas uma amigo, mas devido à um acontecimento no segundo livro (Em Chamas) ele a confunde por um pequeno período de tempo, mas nada que vá resultar em algo mais, podem ficar calmos.
  Uma vez que autora mesmo citou que para entender que a série não possui um triângulo amoroso, você deve se conectar profunda e verdadeiramente com a Katniss e sentir, ver e passar pelo que ela passa. Assim você tem a visão de que em nenhum momento ela sente algo pelo Gale. Desculpe-me quem achava que era um triângulo amoroso.
  Abordando temas sérios e uma narrativa de se surpreender, Suzanne Collins criou um mundo "perfeito" e distópico que te prende da primeira até a última página.
  Eu amei os personagens e cada um me cativou de uma maneira que eu não esperava. Obviamente eu me identifiquei muito com a Katniss e Peeta, pelas qualidades e defeitos que eles apresentam no livro, serem algumas das minhas qualidades e defeitos .E a narrativa, por mais que às vezes fique lenta e chata, fizeram-me ler avidamente o livro em questão de cinco dias. Adorei o modo como Collins retrata os distritos, a Capital e tudo mais que acontece no universo da trilogia.
  Sendo a minha segunda distopia lida, Jogos Vorazes sem dúvida me conquistou já no primeiro capítulo.
Que os Jogos Vorazes comecem!

QUOTES FAVORITOS:

"Um rapaz bem-apessoado como você deve ter alguma garota especial. Vamos lá, Peeta, Qual é o nome dela?"
"Peeta supira."
"Bem, há uma garota. Sou apaixonado por ela desde sempre. Mas tenho certeza de que ela não sabia que eu existia até a colheita"
"Sons de solidariedade ecoam da multidão. Amores não correspondidos com os quais eles se identificam."
"Ela tem namorado?"
"Não sei, mas muitos garotos gostam dela."
"Então, olha só o que você vai fazer. Você vence e volta pra casa. Ela não vai poder te recusar nessas circunstâncias, vai? - diz Caesar, incentivando-o"
"Não sei se vai dar certo. Vencer... não vai ajudar nesse caso."
"E por que não? - quer saber Caesar, aturdido."
"Peeta enrubesce e gagueja."
" Porque... porque... porque ela veio pra cá comigo."
Página 143. Entrevista do Peeta antes dos Jogos começarem.


"Você explodiu a comida?" - Rue
"Até o último grão" - Katniss
"Você precisa vencer."
"Eu vou. Agora vou vencer por nós duas - prometo a ela. Ouço um canhão e levanto os olhos. Deve ser para o garoto do Distrito 1."
"Não vá. - Rue aperta minha mão com mais força."
"É claro que não. Vou ficar bem aqui. - Aproximo-me dela, puxando sua cabeça para meu colo. Delicadamente, jogo seus cabelos escuros e espessos para trás da orelha"
"Cante - diz ela, mas quase não consigo ouvir a palavra"
Páginas 250 e 251. Katniss e Rue.Eu chorava vendo essas cenas na minha cabeça e no filme.


"E ele está certo. Se eu quero manter Peeta vivo, tenho de despertar mais simpatia no púlblico. Amantes desafortunados desesperados para voltar para casa. Dois corações batendo como um só. Romance."
Página 280. Katniss reflete sobre o que deve fazer a seguir.


Páginas 296 (a partir do parágrafo "Misturo...") e 297.


Sobre o Autor(a):

  Suzanne Collins nasceu nos Estados Unidos. Ela começou sua carreira escrevendo para programas infantis no canal Nickelodeon. Seus livros repetiram o sucesso dos roteiros. Ela vive em Connecticut com a família.
  Jogos Vorazes é o primeiro livro de uma trilogia de mesmo nome.
  O primeiro livro já ganhou adaptação para as telonas contando com a atriz que recebeu uma indicação do Oscar de melhor atriz, Jennifer Lawrence. O segundo livro já começando a ser produzido para as telas do cinema e tem previsão de lançamento para 2013. Os roteiros do filme foram  escritos pela própria autora.





Estrelas: 5 (sem pestanejar)
Título Original: The Hunger Games
Páginas: 400
Editora: Rocco -Jovens Leitores

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...